Este site foi criado com o intuito de divulgar os feitos mais marcantes no decurso da história mundial

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O "santinho" popular de Beire

Num dos artigos anteriores, analisamos com rigor o percurso de vida de Maria Adelaide adorada como santa pelo povo de Arcozelo. Foi um artigo que não foi difícil de elaborar visto que conhecemos de perto o seu passado através de alguns recursos informativos que permitiram, ao menos, reconstituir, embora que sinteticamente, a sua biografia e o célebre fenómeno posterior da incorrupção do seu corpo. Infelizmente, em relação ao dossier que iremos abordar de seguida, assumimos, desde já, que a recolha de elementos a nível bibliográfico e de pesquisa cibernáutica não se traduziu numa escala bastante produtiva, pelo que demonstramos, desde já, algumas ressalvas quanto às conclusões das nossas modestas averiguações. Aliás, recorreremos somente a um testemunho (já citado electronicamente num site) por parte duma seguidora do culto sito em Beire que então abordaremos em seguida. A sua versão informativa, embora num molde abreviado, é-nos bastante útil, apesar de não termos conseguido corroborar estes elementos com outras fontes orais. De qualquer das formas, não hesitaremos em elencar o que conseguimos recolher.
Hoje "viajamos" até ao concelho de Paredes, conhecido pelos lugares que integram a rota do românico, pela tradição na indústria do mobiliário e ainda pela interessante gastronomia e vinhos verdes. O município encontra-se repartido por 18 de freguesias, uma delas é a de Beire, de cariz essencialmente rural e que conta com pouco mais do que 2 mil habitantes, de acordo com os dados do INE para 2011. Possui apenas uma área de 3,38 km². O seu orago é São Miguel. Além disso, ostenta uma natureza verdejante, com um arvoredo tipicamente frondoso. Beire é uma localidade agrícola que produz vinho, milho, centeio, feijão e melões, e que também se dedica à criação de gado. A sua comunidade é caracterizada pelo seu espírito solidário e acolhedor. Realçamos ainda a existência dum cruzeiro datado para o ano de 1624 que reivindica memórias ainda mais antigas.
Nesta humilde terra do Norte de Portugal, detectamos menção de que um corpo incorrupto é alvo de veneração pública, embora a dimensão do culto seja inferior em relação àquele que se regista em Arcozelo diante do corpo de Maria Adelaide. Talvez, por causa disso, não seja possível obter tantos elementos descritivos sobre a pessoa que se encontra exposta num túmulo de vidro em Beire.
O nome do defunto é António Moreira Lopes, falecido no ano de 1907 (supõe-se que terá nascido em 1823). O seu corpo foi exumado em 1972 ou em 1978 (segundo elementos informativos díspares), sendo que o mesmo estaria bastante bem conservado, o que fez o povo acreditar que se tratava dum novo caso de "Santo em Carne", embora António nunca tenha sido sequer beatificado (tal como no caso de Maria Adelaide que é apenas venerada popularmente). É curioso constatar que esta personalidade nunca exerceu qualquer ofício religioso, isto é, nunca foi padre, freire ou clérigo, pelo que torna singular o seu relato de vida. Mesmo assim, seria revestido no seu lugar do repouso com traje de frade ou de hábito religioso.
De acordo com o testemunho de Rosa Ribeiro, a qual revela um enorme apreço pelo "santinho", António era um homem repleto de boas qualidades. Às escondidas, cozinhava pão de noite para distribuir pelos mais pobres, num tempo em que a fome e a miséria, provocadas pela instabilidade e agitação sociais, sufocavam impiedosamente os sectores mais frágeis ou vulneráveis. De facto, Portugal viveu várias atribulações e crises no século XIX, realidade igualmente espelhada nos inícios do século seguinte, com o declínio da Monarquia e a instauração iminente da Primeira República que viria igualmente a fracassar. Terá sido neste contexto conturbado que António Moreira Lopes teria procurado auxiliar os mais carenciados, oferecendo-lhes o alimento essencial para as vivências diárias. Um gesto nobre que nos induz a considerar que esta personalidade constituiu presumivelmente mais um assinalável exemplo de altruísmo. Contudo, voltamos a alertar o leitor para a escassez de informações a respeito da citada pessoa. Necessitávamos de mais testemunhos para elaborar uma descrição histórica concisa e rigorosa. Evidentemente, seria bastante proveitoso que algum historiador pudesse realizar, no futuro, um levantamento mais pormenorizado sobre a vida do "Santinho" de Beire, cuja vida e potencial legado social, em abono da verdade, são ainda pouco conhecidos.
Tal como no já mencionado caso de Arcozelo, o seu corpo encontra-se em exposição numa capela, e ainda há um pequeno museu dedicado a esta personalidade. Tornou-se evidentemente num dos cartões-de-visita da freguesia de Beire e do concelho de Paredes, merecedor da adoração e curiosidade de diversos populares.
Quanto ao fenómeno dos corpos incorruptos é óbvio que a questão está longe de ser efectivamente esclarecida pois as teses ou opiniões divergem naturalmente entre religiosos, crentes e cientistas, e por isso, não é uma temática que ousaremos discutir aqui, independentemente das várias visões que possam existir sobre estes casos. Este dossier depende das crenças e convicções pessoais de cada cidadão, pelo que não pretendemos alimentar um debate que é inteiramente subjectivo. 
O que é certo é que o número de corpos encontrados incorruptos ou inteiros em Portugal e em condições ambientais equilibradas, após várias décadas contadas a partir do precedente sepultamento, contam-se apenas pelos dedos duma mão, pois são extremamente raros. Em condições normais, um corpo pode levar, no mínimo, alguns meses, ou no máximo, 3 anos para decompor-se na totalidade. 




Legendas das fotos: Na primeira foto, encontramos a avenida onde se situa a Casa do Gaiato de Beire enquadrada num meio rural convidativo e onde se enaltece o legado do Padre Américo (fundou o Calvário de Beire em 1954). A autoria da mesma pertence a Miguel Carneiro e foi retirada do site do Panoramio (http://www.panoramio.com/photo/45753054). Já a segunda foto, exibe o corpo venerado do "Santinho" de Beire - António Moreira Lopes. Foi extraída a partir de: http://santinhodebeire.blogspot.pt/, (blog de Lúcia Neto).



Referências Consultadas:


9 comentários:

  1. Respostas
    1. se for para dar dinheiro
      ao boneco.. da lhe mais um Eurico para filetes
      tenham juízo

      Eliminar
  2. O santinho Antoninho de Beire, faz por mim o que puderes e porteche os meus decentes e esposa.

    ResponderEliminar
  3. Acredito , tendo em conta as ações que ele levou a cabo em momentos de miséria do povo. Que o Santinho de Beire me ajude na minha doença.

    ResponderEliminar
  4. Santinho de Beire eu longe de ti intercede por mim a minhas pernas e os meus pez que cures por favor em Agosto estou a teu lado 🙏🏻🙏🏻🙏🏻... amem

    ResponderEliminar
  5. Santoinho já me valestes e agradeço por isso logo que chegue a Portugal vou ter contigo obrigado por me atenderes ão meu pedido amem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que fez por ti
      foi na tua cabeça
      vai lhe dar dinheiro
      tanta criança a passar fome nem um pão lhe dá

      Eliminar
    2. António faz por mim tudo o que te tenho pedido que assim que eu possa te irei visitar, amém.

      Eliminar